De 11 Maio 2020

Importância da Vitamina E

Funções da Vitamina E

A vitamina E é  vital para a saúde humana, é um elemento chave nas membranas celulares, protegendo contra os efeitos prejudiciais causados pelos radicais livres. É lipossolúvel, portanto deve ser ingerida durante as refeições e não é produzida pelo organismo, deve ser adquirida através da alimentação ou suplementação.


A principal função biológica da vitamina E é a prevenção da propagação de radicais livres no organismo devido à sua poderosa ação antioxidante.


Os efeitos prejudiciais causados pela ação dos radicais livres podem afetar estruturas celulares e processos metabólicos, afetando a saúde a longo prazo, inclusive aumentando o risco de doenças cardíacas, câncer e condições inflamatórias.


Seu poder antioxidante ocorre principalmente sobre os lipídeos, especialmente o LDL, protegendo-os da ação dos radicais livres.


O LDL oxidado é que se acumula na parede das artérias levando à aterosclerose, portanto, a vitamina E vai atuar evitando a aterosclerose. Também vai ter uma atuação benéfica para as pessoas com esteatose hepática (gordura no fígado) e pessoas com dislipidemias (colesterol ou triglicerídeo alto).


A vitamina E aumenta a imunidade principalmente nos idosos protegendo contra o risco de infecções do trato respiratório superior, tais como o resfriado o comum. Contribui para a circulação sanguínea saudável porque ajuda a manter a flexibilidade arterial. Um estudo também indicou que a vitamina E é benéfica para pessoas com Alzheimer, amenizando seus sintomas.


A vitamina E também é bastante conhecida por suas propriedades antienvelhecimento. Ela protege a pele contra a ação da poluição que contribui para a formação dos radicais livres que atacam as células da pele além de estimular a produção de colágeno o que evita a formação de rugas e linhas de expressão.


A vitamina E ainda contribui para a fertilidade especialmente a masculina, sua carência pode levar à degeneração dos testículos. Atua na proteção e na eficácia das células reprodutoras, protege contra mutações nos espermatozoides e auxilia na produção dos hormônios importantes para a fertilidade masculina. Nas mulheres, sua deficiência pode causar alterações nos ciclos menstruais e aumenta o risco de aborto.


É uma vitamina importante para a saúde dos olhos já que nossa retina possui alta quantidade de lipídeos que podem sofrer com a ação dos radicais livres e prejudicar a acuidade visual, portanto, a vitamina E sendo um potente antioxidante lipídico vai impedir a oxidação lipídica na retina e, consequentemente vai proteger a visão.



Funções da vitamina E: consequências de sua falta e consumo em excesso
Por Dra. Elaine Weiler