De 06 Maio 2020

A importância da Vitamina C

Funções da Vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) e o zinco são nutrientes essenciais que desempenham importantes papeis em inúmeros processos metabólicos e atuam de modo a complementar o adequado funcionamento do sistema imunológico.

Esses nutrientes não são produzidos pelo organismo, portanto, devem ser obtidos através de fontes externas.


É importante fazer uso antes do inverno para aumentar a imunidade para prevenir o acometimento por doenças características do tempo frio como gripes, resfriados, infecções de garganta, conjuntivites, doenças pulmonares como bronquite e asma.


A vitamina C atua no sistema imunológico auxiliando nas funções dos fagócitos, na produção de citocinas, na proliferação de linfócitos T, na síntese de anticorpos, etc. Neste sentido é potencializado pelo zinco que, por sua vez, tem papel fundamental da defesa do organismo, influenciando na proliferação e maturação das células de defesa. 


Ambos são antioxidantes e combatem os radicais livres presentes no organismo impedindo o estresse oxidativo que é responsável por inúmeras doenças, entre elas o câncer.


A vitamina C também é fundamental para síntese do colágeno, por isso acelera o processo de cicatrização e ajuda a manter a integridade da pele e das mucosas. Além de deixar a pele com aspecto mais jovem já que o colágeno evita a formação das rugas e devido a este fato ela é muito utilizada na produção de cosméticos.


Outras funções do zinco: crescimento do feto, participa da síntese da proteína transportadora da vitamina A, metabolismo dos hormônios tireoideanos, atua nas neurotransmissões no SNC, é anti-inflamatório, melhora a sensibilidade à insulina e redução da gordura corporal beneficiando diabéticos tipo II e obesos.

undefined


Por Dra. Elaine Weiler