De 29 outubro 2020

A importância do sono

Durma melhor para aumentar a produtividade do seu dia e se prevenir de doenças!

  Segundo OMS, distúrbios de sono afetam 40% dos brasileiros e 45% da população mundial. O Detran relata que 20% dos acidentes de trânsito estão associados a indivíduos sonolentos, que tiveram uma ou mais noites de sono prejudicadas.


  O sono é tão necessário para a saúde quanto a alimentação e a atividade física e assim como estes e outros aspectos do estilo de vida, o nosso padrão de sono se modificou muito nos últimos anos.

  Estamos negligenciando nossas noites de sono sem saber o quanto isso afeta nossa qualidade de vida. Dormir é tão importante que o corpo nos obriga a fazer isso todos os dias, por aproximadamente 8 horas.


  É durante o sono que há liberação da melatonina, hormônio essencial para a saúde. Quando estamos em sono profundo é o momento que mais ocorre liberação do hormônio do crescimento e da testosterona.


  Durante o sono também acontece uma faxina no cérebro, toxinas e resíduos são retirados e drenados para fora do sistema e entre estes resíduos estão as placas amiloides cujo acúmulo leva ao Alzheimer. 


  Noites mal dormidas levam a uma queda na imunidade, aumenta o risco de doenças como câncer, diabetes e obesidade além do Alzheimer como já foi dito.
 

  Ficar acordado até tarde ainda desregula o cortisol que em excesso é conhecido por aumentar a produção de moléculas como as citocinas, que são um dos indicadores de inflamação sistêmica e o começo de todas as doenças crônicas.


  A deficiência crônica de sono leva ao encurtamento dos telômeros, sendo que o comprimento dos telômeros é um indicativo da expectativa de vida da célula e consequentemente da pessoa. Telômeros mais curtos  significam vida mais curta.


  O que pode ser feito para melhorar a qualidade do nosso sono? 


  Melhorar a qualidade da sua alimentação, praticar atividade física de forma regular, controlar o estresse e a ansiedade, evitar os LEDS dos eletrônicos à noite, deixar o quarto escuro, silencioso e com uma temperatura agradável e ainda existe a suplementação.


  Na Marcfarma você encontra o TRIPTUS cuja composição possui Triptofano que é um aminoácido precursor da melatonina, ou seja, para que a melatonina seja produzida, tem que haver o triptofano em quantidade suficiente no seu organismo.
 

Ele ainda contém o magnésio, e as vitaminas B3 e B6 que vão proporcionar relaxamento muscular e do sistema nervoso fazendo com que o sono profundo e revigorante seja atingido com mais facilidade. 


  Para garantir o seu Triptus e consequentemente noites melhores de sono, Clique Aqui

undefinedundefined

 
Por Dra. Elaine Weiler