De 02 julho 2020

Como ter um inverno mais saudável e ativo

Saiba como manter o ritmo durante o inverno

SAÚDE FÍSICA DURANTE O INVERNO

Nosso corpo foi criado para se movimentar e não para viver no sedentarismo. Quando não proporcionamos ao nosso corpo a chance de se exercitar, estamos indo totalmente contra a nossa natureza e prejudicando muito  nosso  organismo.

A atividade física seja ela em forma de prática de algum esporte, dança, musculação, atividade na água, caminhadas, corrida e outras inúmeras possibilidades não vai apenas deixar seu corpo mais bem definido e magro, mas também vai te proporcionar incontáveis benefícios em todos os âmbitos de sua vida como fortalecimento muscular e ósseo, diminuição de dores nas articulações, regularização da pressão arterial, melhora da memória e humor, diminuição da ansiedade e estresse, melhora na qualidade do sono, diminuição do risco de doenças cardiovasculares, aumento da disposição, diminuição da inflamação crônica e da resistência à insulina. Portanto, não pense em atividade física como sinônimo de perda de peso apenas, mas sim como qualidade de vida. 

Como manter a atividade física durante o inverno?

O inverno se caracteriza por dias mais curtos e noites mais longas, diminuição do metabolismo e maior ingestão calórica, ou seja, nesta época queremos basicamente comer e dormir. Mas, se abandonarmos os hábitos saudáveis neste período, vamos entrar no efeito sanfona, além de prejudicarmos nossa imunidade.

No inverno, nossa produtividade intelectual aumenta e nosso desempenho físico diminui, mas não devemos parar de nos exercitar e sim diminuir um pouco a intensidade dos exercícios. A suplementação com polivitamínicos é especialmente importante no inverno porque acabamos diminuindo a ingestão de alimentos frios e crus como as saladas e legumes e prejudicamos nosso aporte de vitaminas e minerais.

O tempo frio traz com ele o transtorno afetivo sazonal com sintomas parecidos com a depressão. Isso acontece devido aos dias serem mais curtos e com menos luminosidade, ficarmos mais tempo dentro de casa e menos tempo socializando. Para evitar este transtorno é preciso se expor mais ao sol, praticar atividades físicas ao ar livre e em companhia de pessoas agradáveis.

Enfim, a atividade física deve estar presente em nossa vida o ano todo, fazendo parte da nossa rotina cotidiana para que possamos desfrutar de seus benefícios o ano todo.
Por Dra. Elaine Weiler