De 07 julho 2020

Ômega 3

Você conhece os benefícios que o ômega 3 proporciona?

Este é um suplemento alimentar muito conhecido nosso. Muitos médicos prescrevem e muitas pessoas fazem uso, mas você sabe para que ele serve realmente? O ômega 3 é o famoso óleo de peixe.

Primeiro ponto, é muito importante que você escolha um ômega 3 de qualidade porque senão você pode até se prejudicar com ele. Como posso testar a qualidade do produto? Uma cápsula de óleo de peixe não pode congelar. Então você coloca no freezer e se o óleo congelar significa que não é ômega 3. Você também pode dosar mercúrio na urina, se der um valor muito alto, quer dizer que o seu ômega 3 está contaminado.

O ômega 3  é recomendado para todas as idades, inclusive crianças e gestantes. Para gestantes é importante devido à formação cerebral do feto. Para vocês terem uma idéia, na Alemanha existe uma lei que toda mulher que se casa deve começar a suplementar com ômega 3. Isso porque os alemães querem que suas crianças nasçam com QI alto. Os pediatras  estão prescrevendo também para as crianças tanto que já são produzidas formulações específicas para crianças em gotas e cápsulas mastigáveis com sabor.

O ômega 3 é anti-inflamatório e o ômega 6 é pró-inflamatório por isso a proporção entre eles tem que ser de 3 moléculas de ômega 6 para 1de  ômega 3 para que haja um equilíbrio,  mas nossos hábitos alimentares incorretos deixaram esta proporção em 40 de ômega 6 para 1 de ômega 3.

Isso acontece devido aos óleos vegetais que utilizamos para cozinhar e o alto consumo de fast food que são cheios de ômega 6. Isto causa no nosso organismo um processo inflamatório crônico que leva a doenças degenerativas como câncer, Mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite , artrose, glaucoma, entre outras.
 
undefined

O ômega 3 DHA serve de alimento para o sistema límbico do nosso cérebro que é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais, consolidação da memória, e a inteligência. O DHA cria um ambiente ideal para troca rápida de mensagens entre as células do cérebro. Se o cérebro não recebe a quantidade suficiente de DHA , fica preguiçoso, levando a problemas de memória, alterações de humor e problemas de aprendizagem.

Já o ômega 3 EPA tem como principal benefício auxiliar a saúde do coração e a circulação sanguínea, evitando a formação de trombos e diminuindo o risco de trombose e AVC.O EPA também previne problemas cardíacos devido à sua capacidade de diminuir os níveis de LDL e triglicerídeos e aumentar o HDL, além de sua ação vasodilatadora. 
Para terminar, um detalhe importante é que o ômega 3 é muito sensível à oxidação por radicais livres, por isso ele deve ser associado a algum antioxidante como por exemplo a vitamina C ou a vitamina E. 
Por Dra. Elaine Weiler