De 18 maio 2020

Imunidade

A importância da imunidade

Hoje em dia temos ouvido muito falar em imunidade devido à situação de pandemia que estamos enfrentando e ela está fazendo a diferença para as pessoas, ou seja, quem tem o sistema imune funcionando bem está passando pela infecção e saindo ileso, enquanto aqueles que são imunossuprimidos  apresentam muitas complicações ou até mesmo morrem.


O corona vírus está servindo para chamar nossa atenção para algo muito importante que não estávamos dando a devida importância que é a nossa imunidade. Mas afinal o que é a imunidade e o que podemos fazer para melhorá-la?


A imunidade é a defesa do nosso organismo que entra em ação toda vez que a nossa integridade é ameaçada ou invadida por patógenos, que são organismos que vão nos causar doença como bactérias, fungos, vírus ou parasitas. Logo que o organismo detecta o intruso, o sistema imune entra em ação.


Temos dois tipos de imunidade: a inata, ou seja nós nascemos com ela e a imunidade adquirida.


A imunidade inata ou natural é a nossa primeira linha de defesa. Esse tipo de imunidade já nasce com a pessoa e é representada por barreiras físicas, químicas e biológicas.


Ela inclui a pele, cílios, lágrima, muco, plaquetas, saliva, suco gástrico, suor. Também é representada pelas células de defesa, como leucócitos, neutrófilos e macrófagos que atacam os patógenos.

A imunidade adaptativa é a defesa adquirida ao longo da vida através da produção de anticorpos. Por exemplo, quando você pega uma doença viral, seu sistema imune produz anticorpos contra aquele vírus e você não pega mais aquela doença.

As vacinas são feitas com fragmentos virais que não causam a doença mas fazem com que o corpo produza os anticorpos contra o vírus e se você pegar a doença, não vai desenvolver os sintomas.


FATORES QUE PREJUDICAM A  IMUNIDADE

Nutrição inadequada

Excesso de álcool

Falta de água

Falta de exercício físico

Obesidade

Estresse crônico

Depressão

Falta de sono

Vamos nos deter aqui à nutrição inadequada, ou seja, alimentação errada.


Por que nos alimentamos? Para fornecer ao organismo os nutrientes que ele precisa para funcionar bem, inclusive para termos boas defesas.


Quando nos alimentamos com muitos produtos industrializados, com muitos aditivos químicos, com excesso de glúten e açúcares nosso corpo não reconhece estas substâncias como alimentos e sim como inimigos a serem combatidos e acaba gastando muito tempo e energia para combater esses inimigos e acaba prejudicando seu funcionamento normal como a produção de hormônios e das células de defesa.

Sem contar que estas substâncias são prejudiciais para o intestino que funciona como um filtro que seleciona o que deve entrar ou não no nossa corrente sanguínea e acaba perdendo esta capacidade seletiva e deixa passar substâncias e organismos tóxicos.

Além de mudar nossos hábitos alimentares, também podemos fazer suplementação. O que é isso? São esses nutrientes essenciais em forma de cápsulas que vão potencializar nossa alimentação agindo em conjunto para fortalecer nosso organismo como um todo inclusive melhorando nosso sistema de defesa.


Tem como melhorar minha imunidade mesmo tendo comido errado a vida toda? Claro que sim, sempre é tempo de mudar e melhorar nossa alimentação, se precisar de ajuda, a Marcfarma tem um projeto que pode te ajudar. Ele se chama REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, SUPLEMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA, se quiser mais detalhes é só vir até o consultório farmacêutico localizado em Campo Mourão ou ligar para (44)3016-4716.



undefined

Por Dra. Elaine Weiler