De 07 Agosto 2020

Os 5 melhores suplementos

Conheça os 5 melhores suplementos para o nosso organismo.

Antes de começar nossa lista de suplementos quero reforçar com vocês a importância da suplementação. A suplementação é uma forma de nutrição proporcionada pela tecnologia, que consegue reunir os nutrientes de forma mais concentrada em uma cápsula por exemplo, facilitando o seu consumo.


Suplementos não são medicamentos, não tem efeitos colaterais, não precisam de receita médica pra comprar, mas muita gente ainda os confundem com medicamentos quando na verdade são  recursos excelentes para complementar a alimentação.


Em países como Suécia, Alemanha e Estados Unidos, 1 em cada 2 pessoas fazem uso de 1 ou mais suplementos e este número só aumenta porque os resultados da suplementação são visíveis e seus benefícios são comprovados pela ciência.


Dificilmente se consegue preencher todas as necessidades do seu organismo somente através da alimentação, por melhor que ela seja. E, quando você provê ao corpo todos os micronutrientes que ele necessita, ele fica bem nutrido e as compulsões alimentares tendem a desaparecer, o que facilita muito um processo de reeducação alimentar.


Emagrecimento, longevidade, melhor imunidade, combate a doenças, melhora de funções cerebrais e cognitivas são alguns dos benefícios proporcionados pela suplementação. Sem contar que é muito mais eficiente trabalhar no fortalecimento da saúde do que no tratamento de uma doença.


Mas, vamos à nossa lista:


Em quinto lugar está a vitamina E: é um dos mais potentes antioxidantes que atua principalmente sobre os lipídeos, impedindo a oxidação do colesterol LDL e assim evitando que ele se acumule na parede das artérias além de combater a gordura no fígado.


Aumenta a imunidade protegendo contra infecções do trato respiratório superior, melhora a circulação sanguínea, tem propriedades antienvelhecimento, contribui para a fertilidade masculina atuando na proteção e eficácia dos espermatozoides e na produção hormonal além de ser benéfica para a visão.


Em quarto lugar estão as vitaminas do complexo B: no total são 8 vitaminas que são essenciais para que ocorram as reações químicas dentro do nosso organismo, melhora a função das mitocôndrias fazendo com que o organismo gere mais energia  e ajude na queima de gorduras.


B1 é essencial para funcionamento do sistema nervoso e desintoxica o fígado. B2 é essencial para queima de gorduras e para boa saúde dos olhos, pele, cabelo e unhas. B3 é especialmente importante para cérebro, intestinos e pele. B5 participa de mais de 70 reações enzimáticas e produção de hemoglobina. B6 melhora  funcionamento cerebral, qualidade do sono, humor e participa da  produção de hemoglobina. B7 é essencial para pele, cabelo e unhas. B9 ou ácido fólico, é essencial para o funcionamento cerebral e produção de glóbulos brancos e glóbulos vermelhos  do sangue. B12 melhora saúde gastrointestinal, da medula óssea e cérebro.  E Atua na produção de  Glóbulos vermelhos.


É sempre melhor suplementar o complexo todo  pois as vitaminas  são interdependentes.


Em terceiro lugar está o magnésio: é um mineral essencial para o organismo humano e está deficiente na grande maioria da população. Está envolvido em diversas e importantes reações bioquímicas no nosso corpo. Melhora pressão arterial e função cardíaca, metabolismo da glicose e resistência a insulina, combate dores, fadiga muscular e câimbras, alivia o estresse e previne cálculos renais.

Para quem quer saber mais sobre o magnésio, eu fiz um vídeo só sobre ele aqui no Instagram da MARCFARMA e no youtube.


Em segundo lugar está a vitamina D: é um pró-hormônio vital para nossa saúde mas que também está deficiente na maioria das pessoas. O ideal de vitamina D no sangue é de 50nanogramas por mL ou mais e não simplesmente acima de 20 como é apresentado como normalidade nos laudos laboratoriais.


Seus benefícios vão muito além da saúde óssea. Fortalece unhas e cabelos, aumenta imunidade, previne câncer, aumenta força muscular, melhora saúde do cérebro e ainda ajuda no emagrecimento. Também fiz um vídeo só sobre a vitamina D NO INSTAGRAM DA MARCFARMA.


Em primeiro lugar está o ômega 3. Este suplemento é essencial para todos, desde o ventre materno até o final da vida. Os principais ácidos graxos do tipo ômega 3 são o EPA e o DHA, sendo o EPA  essencial para a saúde do coração e circulação sanguínea enquanto o DHA é vital para o cérebro ajudando na concentração, memória, motivação, habilidades motoras, velocidade de reação, neutralização do estresse e prevenção de doenças degenerativas cerebrais.


Também tem um vídeo onde falo mais sobre os benefícios do ômega 3.


A suplementação deve ser encarada como um aliado para proteção e manutenção da nossa saúde que é nosso bem mais precioso. Para quem quer suplementar, a Marcfarma possui uma marca própria com mais de 50 opções de suplementos, a AVANTPHARMA venha conhecer e tirar suas dúvidas com nossos farmacêuticos e atendentes.
Por Dra. Elaine Weiler