De 29 Julho 2020

Os 5 melhores alimentos para saúde

5 Alimentos que não podem faltar nas suas refeições.

Antes de começar a falar da nossa lista, quero mencionar o melhor alimento que existe que é o leite materno. Ele não está na nossa lista porque não está disponível para o consumo de todos. Mães, não privem seus bebês desse alimento que é fundamental para eles.


O simples fato de amamentar seu bebê vai proporcionar a ele um sistema imune mais eficiente, um intestino povoado com bactérias boas além de todos os elementos nutricionais  que ele precisa nos seus primeiros meses de vida. Mas vamos à nossa lista.


Em quinto lugar está a cúrcuma. Também  conhecida como Açafrão da Terra. Uma raiz de cor alaranjada, parente do gengibre. Usada como condimento, presente no famoso tempero indiano conhecido como curry.


O princípio ativo responsável pelos benefícios da cúrcuma é a curcumina. É um potente anti-inflamatório e anti-oxidante que alivia e trata a inflamação crônica e combate os nocivos radicais livres. Melhora as funções cerebrais, inclusive ajudando a melhorar quadros de depressão. Diminui o risco de doenças cardíacas. Previne e melhora quadros de câncer porque inibe o crescimento das células cancerígenas e também previne e trata mal de Alzheimer. Lembrando que a melhor forma de consumir é em extratos concentrados em associação com a piperina.


Em quarto lugar está o azeite de oliva. Mas ele tem que ter boa qualidade, de preferência extra virgem e de boa procedência e sua embalagem deve ser de vidro escuro. Tem propriedades anti-oxidantes e é reconhecido como uma das melhores gorduras para a saúde humana portanto é um alimento indispensável para quem busca um estilo de vida mais saudável.


Como benefícios do azeite de oliva podemos citar: prevenção do diabetes tipo 2, também previne a obesidade porque seus ácidos graxos aumentam a sensação de saciedade, é muito importante para a saúde do coração e para regularização da pressão sanguínea. Bom para saúde dos ossos, pele e cabelos, contribui para a melhora de quadros de depressão. Atua ainda melhorando a digestão e prevenindo o câncer de intestino.


Em terceiro lugar está a quinoa: é um pseudo cereal chamado de super alimento, considerado o cereal mais nutritivo que existe. Possui todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita para funcionar corretamente e possui mais ferro que o feijão. Além disso é rica em fibras, vitaminas do complexo B, cálcio além dos ácidos graxos ômega 3 e 6.


Em segundo lugar  está o coco seja a fruta em si, a água de coco, o leite de coco ou o óleo extraído da fruta. É uma exelente  fonte de gorduras boas, com ação anti-inflamatória que também auxilia na perda de peso porque tem ação termogênica. A polpa do coco é riquíssima em fibras que regulam o funcionamento do intestino, melhoram a flora bacteriana e reduzem a absorção de gorduras e açúcares.


Por conta da presença de gorduras e de fibras, o coco dá maior sensação de saciedade e por mais tempo. É um poderoso anti-oxidante. O óleo de coco é um potente bactericida, por isso pode ser usado na higiene bucal pra prevenir cáries, placas bacterianas e gengivites. Melhora o sistema imunológico pois contém substâncias que combatem vírus, fungos e bactérias.


Em primeiro lugar está um alimento que durante muito tempo foi considerado como um vilão mas, estudos recentes comprovaram que na verdade, é um super alimento.


Estou falando do ovo. Como pode ser ruim algo que vai gerar uma vida? Fonte mais básica de proteína, talvez esse seja o superalimento mais democrático de todos por ser acessível a todas as pessoas. Sua alta concentração de colina é ótima na manutenção das membranas celulares e na prevenção da boa visão. Seu consumo auxilia na manutenção da força muscular por meio de cálcio, ferro, zinco e de vitaminas.


O ovo é fonte de ômega 3, o nutriente que é indispensável para o bom funcionamento do cérebro. Os carotenoides como zeaxantina e luteína, presente nos ovos  são importantíssimos para a visão, podendo inclusive proteger contra a degeneração macular e catarata. É comprovado que ingerir ovos no café da manhã leva a comer menos durante o dia.


Quando pensamos em ajustes alimentares, não devemos só pensar em excluir itens da nossa rotina, mas também incluir alimentos que vão nutrir nosso organismo, e dar a ele ferramentas para que se construa condições melhores de saúde. Aqui eu mencionei apenas 5 exemplos, mas existem vários alimentos que podem ser nossos aliados para melhorar nossa saúde e que devem ser incorporados no nosso dia-a-dia.


Se sua alimentação está muito pobre, você está acima do peso e com vários problemas de saúde que provavelmente estão relacionados à sua alimentação, comece a estudar sobre o assunto pois a melhor forma de se resolver um problema é conhece-lo.
Por Dra. Elaine Weiler